Cine PE divulga curtas selecionados para mostras competitivas


.
Dos 34 curtas metragens escolhidos pelos curadores, seis são pernambucanos. O público vai poder conferir os títulos de 27 do próximo mês (abril) a 3 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco.
.
A BPE (Bertini Produções e Eventos), empresa realizadora do Cine PE Festival do Audiovisual, anuncia o resultado da seleção dos títulos que irão disputar o Troféu Calunga, premiação oficial do festival, nas ‘Mostra Competitiva de Curtas Metragens em 35mm’ e ‘Mostra Competitiva de Curtas Metragens em Digital’.
.
Ao todo, foram inscritos 500 títulos, sendo 101 no formato 35mm e 399 em digital. O público vai poder conferir 34 curtas selecionados, dos quais seis são pernambucanos (três em 35mm e três digitais). O Cine PE será realizado no período de 27 do próximo mês (abril) a 3 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda.
.
Dos curtas-metragens em 35mm, foram pinçados 19, sendo 13 na categoria ficção; quatro documentários e duas animações. Entre eles, três películas são pernambucanas e todas, ficção: ‘Muro’, com direção de Tião (pseudônimo de Bruno Bezerra), que venceu o prêmio Novo Olhar, da seção paralela Quinzena dos Produtores do Festival de Cannes do ano passado; ‘N° 27’, de Marcelo Lordello; e ‘Superbarroco’, dirigido por Renata Pinheiro, ganhador do prêmio de Melhor Curta do Festival de Brasília, no ano passado. Os demais filmes vêm de São Paulo (06); do Rio de Janeiro (05); Ceará (02); Distrito Federal (01); Rio Grande do Sul (01); e Paraná (01).
.
Na grade da Mostra Competitiva de Curtas Metragens em Digital, estão 15 produções (sete ficções, cinco documentários e três animações). A exemplo da edição passada, os títulos serão exibidos no horário nobre do Cine PE, precedendo os curtas em 35mm. Entre os que passaram pela seleção, estão três pernambucanos: ‘Abril pro Rock-Fora do Eixo’, com direção de Everson Teixeira, Ricardo Almoêdo e Júlio Neto; ‘Eiffel’, de Luiz Joaquim; e ‘Um artilheiro no meu coração’, dirigido pelo trio Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis.
.
Os outros concorrentes são originários de São Paulo (05); do Rio de Janeiro (03); Ceará (01); Maranhão (01); de Goiás (01) e do Distrito Federal (01). Para efeito de escolha pelo júri oficial, não haverá diferença de categoria. A relação com os títulos e diretores está no final do release. A lista com sinopses, fichas técnicas e contatos segue anexa.
.
MOSTRA PERNAMBUCANA - Em função do sucesso da edição passada e da grande quantidade de inscritos pernambucanos este ano (81, sendo 8 em 35mm e 73 em digital), a direção do Cine PE pretende manter a Mostra Pernambuco. “É uma janela para produções pernambucanas que deu certo e vamos apenas confirmar o interesse dos produtores da terra para fazer a segunda edição da Mostra”, pontuam os diretores do Cine PE, Sandra e Alfredo Bertini. A Mostra deverá ocorrer no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, nos dias 25 e 26 do próximo mês (abril). As premiações especiais da Mostra Pernambuco continuarão sendo entregue durante a solenidade de encerramento, no Cecon.
.
Os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas Metragens Digitais levarão o troféu Calunga, premiação oficial do Cine PE, de Melhor Curta; Melhor Diretor; Melhor Roteiro e Melhor Montagem. Para os curtas-metragens em 35mm continua valendo também o critério de premiação única para destacar os trabalhos reconhecidos como meritórios pelo júri e tornar mais ágil a cerimônia de premiação. Entre os selecionados, o público irá conferir quais levarão os troféus de Melhor Curta-Metragem do Cine PE 2009, Melhor Diretor, o Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator e Melhor Atriz.
.
A comissão que selecionou os curtas-metragens em 35mm é formada pelo diretor de Produção da Rec Produtores, João Vieira Júnior; cineasta e diretor do Festival Play Rec, Oscar Malta; e pela professora da Universidade Fluminense e diretora do Araribóia Cine Vídeo, Tetê Mattos. Já a triagem dos curtas digitais foi realizada pelo jornalista e montador Bernardo Queiroz; progamador da Rede Severiano Ribeiro, Pedro Pinheiro; e pelo diretor e produtor Rodrigo Homem.
.
A íntegra do regulamento das mostras competitivas do Cine PE 2009 pode ser acessada no site do evento (
www.cine-pe.com.br
). A divulgação da lista dos títulos que irão compor a grade de longas-metragens ocorrerá até a primeira semana do próximo mês (abril).
.
O Cine PE-Festival do Audiovisual conta com o patrocínio máster da Petrobras (através da Lei Rouanet), como projeto de continuidade e patrocínios do Banco Nacional de Desenvolvimento Estadual (BNDES) e Governo do Estado de Pernambuco. O co-patrocínio é assinado pela empresa de telefonia Oi e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Fórum dos Festivais entram como apoiadores institucionais. O evento tem ainda os apoios técnicos da Link Digital, Labocine, Estúdios Mega/Megacolor, Oficina de Imagem e QUANTA. . A promoção é da Revista de Cinema e do Canal Brasil.
.
Confira os curtas-metragens em 35mm e curtas-metragens em digital selecionados (dispostos por ordem alfabética):
.
CURTAS-METRAGENS EM 35MM
.
FICÇÃO/35mm
A mulher biônica (CE), ficção
Direção: Armando Praça
.
Ana Beatriz (DF), ficção
Direção: Clarissa Cardoso
.
Blackout (RJ), ficção Direção: Daniel Rezende

Dez elefantes (RJ), ficção
Direção: Eva Randolph

Distração de Ivan (RJ), ficção
Direção: Cavi Borges e Gustavo Melo

Eu e crocodilos (SP), ficção
Direção: Marcela Arantes

Hóspedes (RS), ficção
Direção: Cristiane Oliveira

Muro (PE), ficção
Direção: Tião

Nº 27 (PE), ficção
Direção: Marcelo Lordello

Os sapatos de Aristeu (SP), ficção
Direção: Sergio Luiz René Guerra

Selos (CE), ficção
Direção: Gracielly Dias

Superbarroco (PE), ficção
Direção: Renata Pinheiro

Teresa (SP), ficção
Direção: Renata Terra e Paula Szutan

DOCUMENTÁRIO


Cocais-A cidade reinventada (SP), documentárioDireção: Inês Cardoso

Menino aranha (SP), documentário
Direção: Mariana Lacerda

Nós somos um poema (RJ), documentário
Direção: Sergio Sbragia e Beth Formaggini

Phedra (SP), documentário
Direção: Claudia Priscilla

ANIMAÇÃO

Juro que vi: o saci” (RJ), animação
Direção: Humberto Avelar

Silêncio e sombras (PR), animação
Direção: Murilo Hauser

CURTAS-METRAGENS EM DIGITAL

Abril pro Rock–Fora do Eixo (PE), documentário
Direção: Everson Teixeira, Ricardo Almoêdo e Júlio Neto

A Ilha (DF), animação
Direção: Ale Camargo

Cattum (GO), animação
Direção: Paulo Miranda

Eiffel (PE), documentário Direção: Luiz Joaquim
Hagakure (SP), ficção
Direção: Marcos Rocha

Manual para se defender de alienígenas, zumbis e ninjas (SP), ficção
Direção: André Moraes

Nello’s (SP), documentário
Direção: André Ristum

O anão que virou gigante (RJ), animação
Direção: Marão

O troco (SP), ficção
Direção: André Rolim

Pelo ouvido (MA), ficção
Direção: Joaquim Haickel

Quem será Katlyn? (SP), documentário
Direção: Caue Nunes

Quintas intenções (RJ), ficção
Direção: Maurício Rizzo

Teteco (RJ), ficção
Direção: Glauco Kuhnert

Um artilheiro no meu coração (PE), documentário
Direção: Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis

6.5 Megapixels (CE), ficção
Direção: Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaína de Paula


www.cine-pe.com.br

0 comentários: